A Apple anunciou a nova versão do sistema operacional para os seus smartwatchs, o watchOS 10, durante a Conferência Anual da Apple para Desenvolvedores, a WWDC 2023, com uma série de novos recursos e otimizações para o relógio.
+iOS 17: iPhone SE, X e 8 estão de fora de atualização
+Vision Pro: Apple apresenta óculos de realidade mista na WWDC
+Apple anuncia MacBook Air com tela de 15 polegadas na WWDC 2023
Entre as novidades do watchOS 10 estão o aprimoramento da navegação, que agora pode ser feita de forma mais rápida e dinâmica, sendo os conteúdos de clima, mapas, ações, mensagens e relógio são os principais afetados pelas mudanças. Os usuários também poderão reproduzir uma mensagem de vídeo do FaceTime diretamente no Apple Watch, além da possibilidade de personalização dos botões físicos do relógio, em complemento com os widgets.
Falando em personalização, há também novos visuais exclusivos, e celebrando o watchOS 10, a Apple trouxe o cachorrinho Snoopy e Woodstock como opção de o tema, ambos brincam com os ponteiros do relógio, reagem às condições climáticas e podem se exercitar quando você estiver treinando.
Semelhante com a nova atualização do iOS 17, o ‘NameDrop’ também está presente no watchOS 10, a ferramenta permite que os usuários compartilhem informações de contato ao aproximar o Apple Watch do iPhone de outra pessoa, também é possível fazer a troca entre dois relógios.
Para aqueles que gostam de se exercitar, os aplicativos ‘Fitness‘ e ‘Atividade‘ do Apple Watch também melhoraram, tanto nos dados exibidos ao usuário, como visão tridimensional da caminhada, como na implementação de um sistema de troféus. Os ciclistas, especificamente, ao começarem a pedalarem vão poder ver detalhes sobre sua atividade através do iPhone, já que o Apple Watch irá enviar as informações.
Através de um aplicativo, chamado Mindfulness, os usuários poderão registrar suas emoções momentâneas e humor diário. O novo sistema operacional também permitirá medir o tempo de exposição à luz de telas e a ambientes muito iluminados. Segundo a Apple, pais poderão monitorar e controlar, por exemplo, o tempo de exposição das crianças à tela e luz solar.
Para os usuários corporativos, o watchOS 10 irá permitir introduz o gerenciamento de dispositivos móveis à distância que permite a instalação ou configuração de aplicativos de maneira remota, com isso é possível definir senhas para impedir o uso de programas indevidos durante o trabalho.
O watchOS 10 estará disponível para o público em geral a partir de julho, mas membros do programa ‘Apple Developer’ já podem testar o sistema operacional em sua versão Beta.
Quais Apple Watch são compatíveis com o watchOS 10?
O novo sistema operacional, watchOS 10, deve ser atualizado para os seguintes modelos de Apple Watch:
- Apple Watch Series 4
- Apple Watch Series 5
- Apple Watch SE
- Apple Watch Series 6
- Apple Watch Series 7
- Apple Watch Series 8
- Apple Watch Ultra